A guerra dos Consoles

Provavelmente, até mesmo quem recentemente comprou um console, ou vídeo-game, como antigamente eram chamados, ainda tem dúvida sobre qual seria o melhor. Bem, responder essa pergunta não é tão simples assim, afinal cada um dos três mais badalados, Nintendo Wii, Playstation 3 e Xbox 360 têm suas vantagens e exclusividades.

Por exemplo, o Wii praticamente re-inventou a forma de jogar vídeo game ao lançar um controle nada convencional que apostou todas suas fichas na exploração do sensor de movimento, que foi um sucesso, pelo menos nos jogos que necessitam de movimento corporal, como tênis, boxe, dança e boliche. Porém, como os demais, o Wii também tem seus defeitos, dos três é o console com menos processamento gráfico e conseqüentemente menos qualidade de imagem.

Já o Playstation 3 da Sony, ou apenas PS3, vem no embalo do sucesso de seu antecessor PS2. Ele trouxe como principais diferenciais o leitor de bluray® e um poderoso processador gráfico que faz com que seja o console, atualmente, imbatível no quesito qualidade de imagem. Realmente é impressionante a resolução Full-HD dos games desenvolvidos para este console. Lógico, você precisa ter uma TV compatível, que tenha entrada HDMI e que também seja Full-HD, ou seja, reproduza imagens com  resolução de 1080i.

E qual seria o ponto negativo de um console tão completo? Na minha opinião, apenas o preço, pois ainda é o mais caro de todos.

Por sua vez o Xbox da Microsoft não fica muito atrás, tem como vantagens um super processador gráfico capaz de reproduzir jogos em HD sem comprometer o desempenho e som surround 5.1. Outro diferencial é o recurso LIVE que possibilita jogar online. Um ótimo recurso para quem tem banda larga em casa e não gosta de jogar sozinho.

As vantagens comuns entre PS3 e Xbox são imagem em alta definição; possuem Hard-Disc ou memória física interna de até 250 GB para armazenamento de jogos e outros conteúdos; e é possível acessar conteúdos (fotos, vídeos, músicas) de um PC ou Notebook através de uma rede wi-fi ou via cabo e Possui acesso a internet.

A grande cartada da Microsoft ainda está por vir. Com lançamento prometido para novembro deste ano, a Microsoft apresentou um acessório revolucionário para seu Xbox, o Kinect.

O Kinect, conhecido anteriormente como Project Natal, é o sensor de movimento que o Wii já tinha, porém agora, sem a necessidade de segurar o controle, pois o acessório, que é composto por câmeras de vídeo e sensores de profundidade, consegue transportar a imagem do usuário para os jogos, criando assim uma sensação nova para os jogadores que podem dançar ou lutar boxe totalmente livres, como se realmente estivessem dentro do jogo. O acessório também aceita comando de voz, ou seja, nem para selecionar o jogo será preciso usar as mãos.

Sem dúvida, a única coisa que falta no Xbox é um leitor de bluray, porém, é justamente por não ter este recurso que o torna mais barato que o PS3. Por isso não vejo esta ausência como desvantagem, vejo mais como estratégia de mercado da Microsoft.

 

David Vieira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *