Sistema Operacional é o que define escolha na hora de comprar um Smartphone

É impressionante como surgiram tantas opções de Smartphones no mercado brasileiro em tão pouco tempo. Há quatro anos, as opções se restringiam a alguns aparelhos Nokia e BlackBerry, este último, ainda na sua fase embrionária. A tecnologia evoluiu e hoje os Smartphones estão melhores, mais acessíveis e cada vez mais são objetos de desejo dos brasileiros.

Segundo uma pesquisa global da Garter, as vendas de Smartphones crescem 161% em relação a 2009, o que representou um total de 1,17 milhão de aparelhos vendidos. Nos primeiros três meses de 2010, os brasileiros compraram 7% mais celulares que no mesmo período de 2009, o que corresponde a cerca de 10 milhões de celulares vendidos em 2010.

No entanto, diante das diversas opções é inevitável o surgimento de dúvidas na hora de comprar um aparelho. A escolha deve passar, principalmente, pela opção do Sistema Operacional que você quer utilizar, afinal, um smartphone é como se fosse um computador portátil, é composto de um Sistema Operacional e diversos aplicativos instalados.

Os três principais sistemas operacionais do momento são o Apple iOS presente no iPhone, o Android do Google, principal concorrente da Apple, presente nos grandes lançamentos da HTC, Motorola, Acer, Dell e outras grandes marcas, e não podemos esquecer o clássico Windows Mobile que promete lançar uma versão revolucionária até dezembro, onde passará a ser chamado de Windows Phone 7.

Alguns podem estar se perguntando, mas e o sistema da RIM presente nos BlackBerry’s? A RIM perdeu muito mercado nos últimos anos, pois focou seus aparelhos no mercado coorporativo, não evoluiu seu sistema e ainda não lançou sua loja de aplicativos, ou AppStore como é mais conhecido.

Em funcionalidade, o sistema da Apple, Android e Windows Mobile / Windows Phone 7 estão muito próximos, todos possuem tecnologia 3G, conexão via Wifi e Bluetooth. A briga se concentra em quem consegue fazer uma interface mais amigável e intuitiva, ou seja, quem consegue convencer o usuário apenas pela aparência e facilidade de manuseio. Nesse quesito a Apple saiu na frente, enquanto usuários de Windows Mobile sofriam com as canetinhas e um sistema complicado e lento, com o iPhone a Apple passou a focar em uma  navegabilidade com os dedos e um sistema descomplicado, rápido e porque não, bonito.

Seguindo esta linha, o Google entrou na briga com seu sistema Android, que também é sucesso por ser um sistema fácil de manusear e que tem como principal bandeira tornar fácil a conectividade com redes sociais como, Twitter, Facebook e Youtube.

Tanto o iPhone quanto os celulares com Android, possuem uma loja virtual ou AppStore como são mais conhecidos, onde os usuário pode baixar e instalar novos aplicativos ou Apps diretamente do celular. Estes aplicativos vão desde ferramentas para uso profissional a softwares de entretenimento e principalmente jogos. Desta forma, os smartphones possuem o poder de ganhar sobrevida sempre que são lançados novos aplicativos interessantes,  uma vantagem para o mercado atual.

A grande diferença do sistema Android para o iOS da Apple é o fato de ser um software livre o que faz com que ele esteja presente em diversos aparelhos de diversas marcas, já o iOS da Apple apenas no iPhone, e como o iPhone no Brasil ainda é caríssimo, os aparelhos com Android passam a ser a grande opção. No momento, os aparelhos que mais agradam são o Motorola Milestone, Sony Ericsson Xperia X10, Samsung Galaxy S, Dell Mini 3iX e os mais baratos ainda, Motorola Quench e Samsung Galaxy Lite.

Um comentário sobre “Sistema Operacional é o que define escolha na hora de comprar um Smartphone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *