Afinal, qual é a do Twitter?

O serviço de microblog mais famoso do momento já provoca vícios em diversos internautas pelo mundo. Há quem diga que não sabe mais viver sem tuitar. Para alguns o Twitter substituiu o MSN e o Orkut e outros nem e-mail utilizam mais. Bem, exageros a parte, vamos tentar entender melhor esse novo fenômeno da internet mundial.

Apesar de o Twitter ter conseguido um sucesso muito grande em tão pouco tempo, há quem resista e ainda não entrou no novo serviço social. Cada um tem seu motivo, porém, a maioria dos internautas alheios a nova ferramenta diz achar o serviço “pouco interessante”, ou até mesmo “chato”.

É óbvio que está longe de surgir um serviço na web que agrade todo mundo, porém é no mínimo intrigante ver como o Twitter causa dependência a alguns e, ao mesmo tempo, nenhum interesse em outros.

Como internauta assíduo e hoje tuiteiro de carteirinha, me permito opinar sobre o assunto. Na minha concepção, quem não aprova a ferramenta é porque ainda não conhece o serviço profundamente, nem ao menos criou um perfil no microblog ou até criou o perfil, porém não entendeu direito a proposta do serviço e assim, consequentemente, utiliza o mesmo de forma errônea.

Para ser interessante, o Twitter tem que ser utilizado como um canal de informações instantâneas para você. Esqueça a ideia de que o Twitter é um “querido diário”. O serviço veio para ser muito mais do que isso.

A grande sacada da ferramenta é permitir que você tenha acesso direto a tuites ou posts de seu interesse e, para isso, escolher quem seguir é o grande segredo. Siga pessoas que tuitam assuntos que você gosta de saber, siga também perfis de sites especializados em assuntos do seu agrado e, por último, siga as empresas que você gosta ou é cliente.

Ao seguir perfis de sites ou portais do seu agrado você fica sabendo em tempo real o que está acontecendo no mundo, sem a necessidade de ter que entrar a todo o momento em cada um dos sites separadamente. Outra dica interessante é seguir algumas empresas que você é cliente, assim você pode utilizar o serviço para estreitar sua comunicação com seu fornecedor, como TV a cabo, provedor de internet, tornando assim a resolução de seus problemas muito mais ágeis. Sem falar que estas empresas também utilizam o Twitter para realizar promoções exclusivas com seus seguidores.

E, por último, a principal dica: não acesse o Twitter pelo site oficial do serviço. Existem na internet diversos programinhas que tornam a utilização do microblog mais fácil, prática e divertida, a exemplo do TweetDeck, Echofon e HootSuite, os mais conhecidos e utilizados no momento.

Um comentário sobre “Afinal, qual é a do Twitter?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *