Vem aí um novo iOS totalmente remodelado

Na próxima segunda-feira, 10/06, às 14 horas (horário de Brasília, provavelmente a Apple apresentará ao mundo o novo iOS 7, o sistema operacional do seus dispositivos móveis. E as novidades desta nova versão do sistema prometem serem impactantes, provavelmente será a primeira vez que a Apple faz uma mudança radical de uma só vez no seu sistema.

Pra falar a verdade, já era tempo. Com o avanço a passos largos do Android e lançamentos inovadores como o Windows Phone 8 e até mesmo o novo OS da Blackberry, a Apple precisava trazer novidades na interface do seu iOS e consequentemente dos seus programas nativos, aqueles que já vêm instalados nos dispositivos.

No visual, as mudanças que a Apple provavelmente apresentará será uma interface ainda mais minimalista, com ilustrações/botões em 2D (chapadas) e bem mais colorida do que o atual layout, consequentemente, essa nova interface irá aumentar o campo de toque e arrasto dos dedos e ainda deverá também trazer facilidades de usabilidade, o que chamamos de UX (User Experience Design).

Lógico, tudo isso ainda são suposições, no entanto, são hipóteses baseadas em algumas informações que a Apple nos passa durante todo o período de divulgação do seu evento anual WWDC. Tradicionalmente a Apple traz sugestões das novidades em todo seu material de divulgação como convite, banners, emails marketing, etc.

Na identidade visual do banner publicado essa semana (imagem abaixo), Dá pra detectar que provavelmente o background do iOS será claro e a tipográfica principal será uma letra bem fininha, Helvetica Neue Ultra-light, para ser mais preciso.

Uma outra observação importante é que dessa vez o número 7 veio solto e não mais emoldurado como na versão do iOS 6, o que nos sugere que pela primeira vez poderemos ter mudanças na disposição dos ícones dos aplicativos na home do sistema, mas estas dúvidas vão persistir por no mínimo mais 72 horas, quando começa o WWDC 2013 em São Francisco nos Estados Unidos.

3 comentários sobre “Vem aí um novo iOS totalmente remodelado

  1. David quando esse novo sistema estará disponível aos usuários?! Pq pelo que li, a partir de hoje ele ta liberado só para desenvolvedores na versão beta, isso mesmo?

  2. Isso mesmo Aline, desde ontem o iOS 7 já está disponível em versão beta para desenvolvedores Apple. A previsão de lançamento é final de setembro.

  3. Olá mano, bom post.

    Pelo que percebo a Apple está indo pelo caminho miniminalista, o que acho bastante adequado. quanto mais simples e funcional o sistema operacional, mais os usuários poderão usufruir com mais clareza e eficácia, tornando o uso dos dispositivos mais natural e funcional.

    Abrax.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *