Sua TV acessa a internet?

Recursos de interatividade como o Internet TV e recursos para reprodução de conteúdos em pen-drive, cartões de memórias e até mesmo diretamente de um PC via wireless estão cada vez mais comuns nas novas TVs de LCD, Plasma e LED. De todos estes recursos o que mais me agrada é a Internet TV. Esta ferramenta permite que a TV acesse conteúdos da internet através de conexão por cabo de rede ou wireless. Detalhe, caso queira acessar via wireless é necessário adquirir um adaptador sem fio para ser conectado na porta USB da TV. Muita gente acha que isso vem incluso, mas na verdade custará mais R$ 200 no seu bolso, no mínimo.

Mesmo que timidamente, este recurso já demonstra uma forte tendência e causou uma inversão interessante: ao invés da TV ir para a internet a internet veio para a TV. Agora é possível assistir vídeos do YouTube, acessar o Twitter, FaceBook, ler notícias e ver a previsão do tempo enquanto assiste a novela. Basta apertar o botão “Internet” do controle remoto. Lógico que tuitar usando as teclas numéricas do controle remoto da TV não é tão confortável como no PC, porém nada mais “chique” do que ler tweets em tempo real no rodapé da TV.

O recurso Internet TV é baseado no conceito de “widgets” (aplicativos específicos). Geralmente a TV sai da loja com apenas os widgets mais comuns instalados, como o YouTube e Portal de Notícias. Porém o mais interessante é que o usuário pode baixar e instalar novos aplicativos, caso sejam lançados posteriormente.

David Vieira.

Um comentário sobre “Sua TV acessa a internet?

  1. Você escreve muito bem! Sabe ser conciso e interessante. E vai uma dica de pauta para você: a interatividade da TV Digital vai colar ou não? Por enquanto, a promessa do Ginga está só no imaginário dos criadores…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *