Há dois anos, quem poderia imaginar que redes sociais iriam se tornar um assunto tão sério ao ponto de inaugurar um novo conceito de mídia que hoje fomenta negócios, agrega valor e gera dinheiro? Sinceramente, somente especialistas em marketing digital e olha lá.
Ao contrário do que se tornou hoje, na sua fase embrionária as redes sociais sofreram muito preconceito, talvez, com uma certa razão, devido a forma que esses serviços vinham sendo subutilizados. Na maioria dos casos, apenas para entretenimento e diversão.
Este cenário começou a mudar quando as empresas abriram o olho perceberam que, além de fazer amigos, estes serviços possuíam peculiaridades frente às demais mídias. Um exemplo é o poder de penetração, persuasão, propagação e, principalmente, a possibilidade de direcionar ações e campanhas.
Atualmente, as redes sociais passaram definitivamente a serem utilizadas como mídia, uma mídia interativa, onde os usuários participam diretamente das ações direcionadas para indivíduos específicos, ou seja, ‘Mídia Social’.
Agora os profissionais de marketing planejam e executam campanhas, às vezes específicas em mídias sociais, e, assim, surge uma nova profissão: Analista de Mídia Social.
Um Estudo realizado pela consultoria Delloite, analisou 302 companhias e mostrou que 55% delas recorrem a profissionais especializados para cuidar das mídias sociais institucionais.
A função já é sucesso e as oportunidades crescem constantemente. Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo foi encontrado no site Catho 128 vagas para a função, com faixa salarial de R$ 510 a R$ 2.700.
O Grupo Pão de Açúcar criou uma área específica para trabalhar com mídia social. O núcleo, intitulado GPA Digital, tem seis profissionais e prevê investimentos de R$ 10 milhões até o final deste ano. O grupo entendeu que com o crescimento das redes de relacionamento e a evolução da forma como as pessoas se relacionam com as empresas e marcas, há necessidade de promover uma maior interação do grupo com o meio digital.
Visualizou? Está é uma nova oportunidade no mercado de trabalho para a rapaziada que adora navegar no twitter, orkut e facebook.