vrg_1060

Principais novidades do novo Windows 10

A Microsoft apresentou esta terça-feira (30) seu novo sistema operacional batizado de Windows 10.
Já na escolha do nome a Microsoft já “quebrou as pernas” de toda imprensa especializada que vinha anunciando a novidade como Windows 9. A justificativa da empresa quanto a nomenclatura foi que escolheram o número 10 como forma deste sistema representar um marco para a empresa, pois consideram esta versão uma grande inovação, já que o mesmo sistema vai rodar em tudo: smartphones, tablets e PCs.

Esta ideia de um único sistema para qualquer dispositivo realmente é desafiador. Provavelmente as telas dos aplicativos se adaptarão as telas dos dispositivos, e para isso funcionar, provavelmente os desenvolvedores de aplicativos terão que se preocupar em desenvolver interfaces pensando na apresentação do software em diversos dispositivos diferentes.

O lado bom dessa ideia, é que agora, definitivamente, a Microsoft conseguirá unificar as lojas de aplicativos e as atualizações em todos dispositivos, inclusive este é o slogan que eles trazem no material de divulgação: Windows 10. Uma família de produtos, uma plataforma e uma loja. Tudo em um só sistema.

vrg_1078

Quanto ao design do sistema operacional a Microsoft se rendeu as críticas e retirou tudo que não “vingou” no Windows 8, na minha opinião inclusive, o Windows 10 é como se fosse o Windows 7 com um novo design e algumas novas funcionalidades.

As principais mudanças são a volta do menu iniciar, campo de busca dentro do menu iniciar e volta também a abertura dos aplicativos em janelas, diga adeus à aqueles aplicativos que ocupavam sua tela toda, conhecidos como “aplicativos modern”. A própria Microsoft admitiu que a ideia não deu certo, pois havia muita dualidade, alguns softwares seguiam a ideia do “modern” e outros não.

vrg_1088
A forma com que o sistema abre vários aplicativos ao mesmo tempo também mudou. Agora há uma nova interface chamada “Snap Assist” que permite o usuário criar e visualizar várias Áreas de Trabalhos (desktops) diferentes, e o usuário pode alternar entre as diferentes áreas de trabalho com vários programas em execução.

Fazendo a análise do layout como um todo, ainda é bem forte o conceito “Charm Bar”, conhecido inicialmente como “interface Metro”, e que foi a grande inovação do seu antecessor, Windows 8.

Fonte: The Verge

Um comentário sobre “Principais novidades do novo Windows 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *