infinity-tower-interno

Por dentro das maiores empresas de tecnologia

Você gosta de tecnologia? Que tal fazer um “tour virtual” pelos escritórios (no Brasil) de gigantes do seguimento como Facebook, Google e Microsoft?

Começaremos pelo Facebook, que inaugurou em setembro do ano passado seu novo escritório em um andar de 1.000 metros de um prédio em Itaim Bibi, zona sul de São Paulo.

Foto: Luisa Melo / Exame

Segundo Alexandre Hohagen, presidente do Facebook na América Latina, o conceito do escritório é “Uma Empresa em Construção”, e sua decoração foi colaborativa, cada espaço foi concebido através de ideias dos próprios funcionários.

 

Foto: Fernando Donasci

Logo na entrada da empresa, os visitantes já se deparam com um grande painel que eles chamam de Facebook Wall. Todo e qualquer visitante pode deixar uma mensagem no “Mural Offline” da empresa que ocupa um parede inteira do escritório.

 

Foto: Fernando Donasci

No face, as bikes são bem-vindas. A empresa incentiva que seus funcionários venham trabalhar de bicicletas. Até mesmo o presidente é adepto do modal.

 

Foto: Luisa Melo

Ambientes abertos. Este conceito é muito comum em startups e grandes empresas, principalmente empresas de tecnologia e agências de comunicação, pois visa proporcionar melhor integração entre os funcionários de todos os setores. “É todo mundo vendo todo mundo”.

 

Foto: Luiza Melo

Decoração descontraída. Empresas que precisam despertar constantemente a criatividade de seus colaboradores preferem adotar decorações coloridas, modernas e divertidas. Existem estudos que comprovam que salas com paredes brancas e baias tradicionais entediam e atrapalha o desenvolvimento criativo.

 

Já o Google ocupa 2 andares de um prédio de luxo, na Avenida Faria Lima, centro econômico de São Paulo, abriga de 300 a 400 funcionários.

 

liquid_galaxy_divulgacao

Segundo comentários de visitantes nas redes sociais, o ambiente que mais impressiona quem chega na sede é a área denominada de Liquid Galaxy, uma sala em formato de cabine com diversas TVs interligadas que permitem ao usuário navegar no Google Earth em alta definição e ter uma experiência incrível.

 

google6

O Auditório denominado Maracanã também chama atenção pelo tamanho e capricho na decoração temática.

 

google3

Uma particularidade curiosa é o fato da empresa possuir quatro micro-cozinhas decoradas com temas paulistano, os nomes dos ambientes são: Baixa Augusta, Feira Livre, Liberdade e Bixiga.

Estas micro-cozinhas, além de proporcionar refeições e lanches rápidos aos googlers, também são vistos como espaços de convivência, descontração e relaxamento.

 

google20

Tech Stop é como se denomina o espaço onde fica os técnicos que resolvem os problemas de tecnologia dos funcionários, ou seja, até mesmo o que seria uma simples sala de assistência técnica, possui uma decoração e um clima todo especial no Google.

 

google13

A empresa também possui uma confortável sala de descanso para seus funcionários. O ambiente conta com redes, puffs e almofadas.

 

A Gigante Microsoft é outra empresa que possui um escritório oponente em Alphaville, na região de Barueri – SP.

Inaugurado no final de 2014, a unidade foi dimensionada para alocar 300 funcionários e o que destaca nas decorações dos principais ambientes é a junção dos conceitos Hi-Tech e Cool, ou seja, os ambientes são carregados de tecnologia, porém com um toque descontraído nos móveis e na decoração em geral.

 

Foto: Luisa Melo

Outro detalhe interessante é que o espaço foi projetado para que 100% das estações de trabalho sejam móveis. Ou seja, funcionários e diretores não têm mesas ou salas fixas.

Para que este conceito desse certo, o escritório possui estrutura de internet e comunicação em toda a empresa e possui também diversos armários distribuídos por todos os cantos para que os funcionários possam guardar seus pertences.

 

Foto: Luisa Melo / Exame

Além deste escritório, a Microsoft também possui um Centro de Tecnologia denominado de MTC (Microsoft Technology Center) no bairro Brooklin, em São Paulo. O espaço é o berço de inovação da empresa no Brasil. É também no MTC que está alocado o principal Data Center da empresa.

 

Foto: Luiza Melo

Como não podia ser diferente, até mesmo o data center tem uma decoração impressionante, os servidores ficam dentro de uma sala de vidro e são iluminados de azul causando um efeito visual bem legal.

 

MS8_degustacao

Outro espaço no MTC que os visitantes adoram é a sala de degustação de Gadgets Microsoft. Isso mesmo! Diversos dispositivos eletrônicos podem ser experimentados tanto por clientes quanto por visitantes.

 

Fonte: Exame e Veja SP
Fotos: Luiza Melo e Fernando Donasci

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *