O sucesso emergente das redes sociais fez com que milhares de empresas, jornalistas, artistas e outros profissionais passassem a utilizar estas novas ferramentas para divulgar seus trabalhos. No entanto, é bom não se esquecer que as redes sociais funcionam como mídia viral, onde a informação pode em instantes rodar o mundo.
Este poder de propagação instantânea pode ser uma arma nas mãos de pessoas afoitas, uma frase infeliz “tuitada” pode trazer estragos irreversíveis para a carreira do profissional e até mesmo para a empresa.
No caso das empresas, principalmente, é muito importante saber escolher quem irá responder pela mesma nas redes sociais, e se possível, é bom citar o nome dessa pessoa na página, e é claro manter uma supervisão contínua deste trabalho.
O caso mais famoso dos desastres ocorridos no Twitter foi o caso do diretor da Locaweb, Sr. Glikas.
Ao festejar a vitória Corinthiana sobre o São Paulo, Glikas publicou uma frase muito comum entre torcedores tirando o sarro dos São Paulinos, porém o diretor se esqueceu que estava tuitando a partir de uma conta que levava o nome e a marca da empresa, e como a Locaweb patrocinou o São Paulo neste jogo, a situação ficou constrangedora., e em razão do incidente a diretoria da Locaweb decidiu afastar o executivo.
Fica a dica. Pra não se arrepender depois, nunca se empolgue no twitter ou em qualquer outra rede social. Tenha sempre a mesma postura que você teria se estivesse se expressando dentro da empresa que trabalha.
David Vieira