Como a Apple se tornou a empresa mais valiosa do mundo?

Analisando em um curto intervalo de tempo, o que fez a Apple ultrapassar a petrolífera Exxon Mobil no ranking de empresa mais valiosa do mundo foi, sem dúvida, o anúncio de vendas recordes de iPads e iPhones. No entanto, o segredo não está apenas na venda desses dispositivos, mas também na estratégia de diversificação adotada pela empresa.

A Apple entrou no mercado com sua linha de computadores Mac, em seguida lançou o iPod, depois o iPhone, e pouco mais de um ano atrás, o iPad. Nos últimos 10 anos, a Apple deixou de ser uma empresa de informática para ser uma marca de consumo de verdade.

Podemos observar esse fenômeno no gráfico de Pesquisa de Tendências do Google, Google Trends (ver gráfico). Os marcadores apontam claramente para um interesse geral em diversas linhas de produtos da marca ao longo dos anos.

google_trends

Hoje, a Apple possui quatro pilares que a torna – e a mantém – muito forte no mercado e sempre no topo das vendas. Estes pilares são: iPhone (1º lugar), 2º Macs (2º lugar), iPads (3º lugar) e em 4º lugar, os iPods.

Observa-se que os iPods ainda são bastante populares, no entanto, têm suas vendas realmente aquecidas em períodos específicos como temporada de férias e natal.

Outro fator interessante é o crescimento das vendas de Macs, que, no meu ponto de vista, é puxado pelo aumento de dispositivos iOS em todo o mundo. Ou seja, o sucesso do iPhone e do iPad está induzindo, indiretamente, os usuários de PCs a migrar para o “ecossistema” da Apple.

Por outro lado, a Apple TV ainda não conseguiu fazer nenhum pontinho neste gráfico de tendências. Pelo menos até o momento, pode-se dizer que este produto ainda não emplacou. No entanto, como leva a marca da maçã, não se assuste se essa realidade mudar já na próxima versão do produto.

O que também cresceu de forma considerável foi a presença de lojas próprias no varejo. A primeira Apple Retail Store, foi inaugurada em maio de 2001, e hoje existem mais de 300 Apple Stores em todo o mundo. Isto dá a Apple sua própria rede de varejo e facilita muito a implantação e fiscalização de uma das práticas de marketing mais levadas a sério na companhia: A padronização na divulgação da marca e venda de seus produtos.

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