Backup nas Nuvens

Todos nós temos tristes experiências por não ter feito backup dos nossos arquivos importantes, e mesmo assim, muitos ainda não adotaram o hábito de fazê-lo.

Há quem diga que backup é igual a exercícios físicos, todo mundo sabe que tem que fazer, mas pouca gente faz. Fica uma pergunta: Por que as pessoas têm tanta dificuldade em fazer Backup?

De todas as respostas, a que mais é comum é a justificativa de falta de mídias como CD, DVD, Pen-drive ou HD Externos para a gravação dos arquivos. Os usuários de computadores também reclamam do tempo que se leva para transferir os arquivos manualmente.

Pensando nisso, chegamos à seguinte conclusão, que Backup mais prático e eficiente é em discos virtuais, ou seja, nas nuvens.

Agora chegamos à outra discussão, a de escolher qual serviço online utilizar. Nesta escolha é importante analisar primeiro sua necessidade, qual o fluxo diário de arquivos geralmente você gera e transfere. A maioria dos serviços de backups online trabalha com planos de capacidades diferentes, e também, custos diferentes.

O Serviço de backup nas nuvens que vem se destacando mundialmente é o DropBox (dropbox.com). Resumindo, o DropBox é uma aplicação desenvolvida no conceito de web 2.0 com uma navegabilidade e interatividade invejável, isso ajuda a garantir a eficiência do que se propõe, tornar o processo de backup o mais automatizado possível.

O serviço funciona através da comunicação entre a aplicação online e um software que o usuário deve instalar no seu computador. Neste software o usuário define algumas pastas em seu PC que deverão ser replicados no servidor do DropBox toda vez que sofrerem modificações, ou seja, salvou um novo arquivo na pasta o sistema envia este arquivo para o servidor automaticamente.

Para quem precisa de um espaço pequeno no servidor do DropBox o serviço é gratuito, no entanto, existem planos pagos com espaços maiores e recursos avançados para usuários que detém uma demanda maior de transferência de arquivos.

Além dos computadores com Windows, Mac OS e Linux, DropBox também é compatível com iPhone, iPad e smartphones com Android.

2 comentários sobre “Backup nas Nuvens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *