capa_montagem

Aplicativos para controle de finanças pessoais

Geralmente em tempos de crise aumenta-se a preocupação de ter um controle mais efetivo dos  gastos no dia a dia, não é mesmo?

Pensando nisso, separei para vocês 2 grandes Apps que prometem facilitar e organizar suas finanças pessoais. Todos eles buscam auxiliar no controle de receitas, despesas e principalmente em um planejamento de gastos e definições de metas pessoais de curto ou longo prazo.

Mobills

mobillsMontagem

Disponível para iPhone, iPad, Apple Watch, dispositivos Android e via Web.
Versão Grátis com opção de assinatura premium paga.

 

O Mobills Educação Financeira é um aplicativo de controle financeiro super descomplicado. Percebe-se que tiveram o capricho para que sua interface fosse simples e intuitiva.

A ideia deste tipo de aplicativo em um smartphone é possibilitar que o usuário, em pleno ato da compra, consiga de forma prática cadastrar e categorizar esta despesa. E neste quesito o Mobills cumpre o que promete.

Ao cadastrar uma despesa no Mobills, o usuário pode defini-la como efetuada, pendente, despesa fixa ou recorrente.

Despesa fixa é aquela que (salvo por intervenção manual) nunca cessará, exemplo: Mensalidades de luz, água e internet.

Despesa recorrente é por exemplo uma despesa dividida em parcelas fixas, onde no aplicativo você já registra por quantos meses essa despesa deverá se repetir. Exemplo: Seguro de Carro, casa ou vida.

Os gráficos em tempo real do Mobills são de encher os olhos, logo na primeira tela ele apresenta um painel bem bacana com gráficos de despesas por categorias, projeções de gastos e movimentação mensal. Os gráficos, em sua maioria, são interativos.

Pode-se dizer que a grande sacada do Mobills, além da praticidade, é possibilitar o planejamento do quanto quer gastar para cada categoria por mês, sempre que o usuário está perto de atingir as metas estabelecidas o aplicativo emite alertas automaticamente.

O pacote de gráficos mais detalhados e o recurso de planejamento e metas só estão disponíveis com a assinatura da versão premium que é paga.

Para conhecer todos os planos de assinatura, basta acessar https://www.mobills.com.br/planos

O Mobills, além do aplicativo para smartphone e tablet, também pode ser acessado pelo computador acessando a URL: https://web.mobills.com.br

 

Guia Bolso

guiaMontagem

Disponível para iPhone, iPad, dispositivos Android e via Web.
Versão totalmente Grátis.

 

O Guia bolso também é um aplicativo surpreendente, não é atoa que ganhou o selo “Best New App” da Apple durante seu lançamento. Outro grande feito do aplicativo foi ser eleito como melhor aplicativo brasileiro de 2014.

As funcionalidades são bem parecidas com as do Mobills aqui já explanado. Sendo assim, vou me ater apenas as peculiaridades e vantagens do Guia Bolso.

A primeira grande vantagem do Guia Bolso, talvez a maior delas, é a sincronia automática com seus dados e transações bancárias. Isso mesmo, o App conecta com seu banco e traz seu saldo e todas as transações financeiras categorizando tudo automaticamente. Ou seja, se você pagou o restaurante com seu cartão de débito no almoço, automaticamente o Guia Bolso já registra esta despesa e categoriza automaticamente como Alimentação. Também é possível corrigir a categoria manualmente, caso seja necessário.

Outro grande diferencial é ser 100% gratuito. O usuário pode utilizar todos os recursos do aplicativo sem pagar nenhuma mensalidade.

A estratégia comercial do aplicativo está na oferta de linhas de créditos para sua base de clientes. No próprio aplicativo possui links onde o usuário pode simular linhas de créditos para financiamento de carros e CDC, e caso tenha interesse é possível fazer uma contratação online.

Merece destaque também, a variedade e qualidade dos gráficos das demonstrações de despesas e receitas. Além disso, uma peculiaridade é o demonstrativo das despesas em forma de Feed de Notícias, diagramação parecida com a linha do tempo do facebook. Isto torna a interação do usuário com o App mais informal e agradável.

O Guia Bolso oferece também uma funcionalidade muito útil, que é a consulta de CPF. De forma gratuita, o aplicativo permite fazer consultas para saber sobre a regularidade do seu CPF.

O Guia de Bolso também pode ser acessado via web pela URL: https://www.guiabolso.com.br

Vale lembrar, que controlar as finanças diariamente continua sendo uma tarefa que exige muita disciplina, principalmente utilizando os aplicativos que as entradas de dados são exclusivamente manuais.

Além de um bom aplicativo, continua sendo importante ter o compromisso de conferir e atualizar diariamente todos seus lançamentos financeiros, sejam transações bancárias ou uma simples compra em dinheiro em uma loja de conveniência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *