man-coffee-cup-pen

10 Apps indispensáveis para aumentar a sua produtividade

Já parou pra pensar que, com os avanços tecnológicos dos smartphones e tablets, aliados a inúmeros novos aplicativos lançados no mercado, você pode  ter um escritório móvel, eliminando a necessidade de estar em casa ou no serviço para executar a maioria das tarefas do dia a dia?

Pensando nisso, preparei uma lista de 10 aplicativos que irão te ajudar a aumentar a produtividade nas suas atividades profissionais.  São aplicativos essenciais para quem busca utilizar seu dispositivo mobile como uma verdadeira estação de trabalho, trazendo assim, mais mobilidade e agilidade.

1. Evernote
evernoteAbro a lista apresentando o Evernote que, basicamente, é um bloco de anotações avançado e inteligente. É, sem exageros, o app mais completo da categoria. Apenas com ele, você já conseguirá executar diversas atividades profissionais do seu dia a dia.
No evernote é possível registrar um simples lembrete/anotação informal ou  escrever textos longos com diversos tipos de anexos como fotos, áudios, vídeos e rascunhos manuscritos.
Muito prático para te acompanhar em uma reunião de trabalho, e se você achar que o assunto da reunião é muita coisa para digitar, basta ativar a função de gravador e ele começa a gravar tudo em áudio para você.
Possui recursos “mão na roda” como enviar a anotação por e-mail e compartilhar com outros usuários do evernote. Também dispõe de função colaborativa: Ou seja, qualquer pessoa no mundo pode colaborar em tempo real com a anotação que você compartilhar.
Disponível para Android, iOS e Windows Phone – Grátis

2. OneNote
onenoteOneNote é o “Bloco de Notas” avançado da Microsoft. Suas funcionalidades e utilização são bem parecidas com o Evernote. É possível escrever, desenhar, anexar fotos e compartilhar anotações com outras pessoas.
O diferencial deste app é o fato dele já vir embutido no Windows 10. Isso permite uma fácil sincronização das informações lançadas pelo app do smartphone com o computador através da sua conta Microsoft.
Uma segunda vantagem perceptível é a possibilidade de uma formatação de texto um pouco mais personalizada com tabelas, marcadores coloridos e escolha de fontes.
Disponível para Android, iOS e Windows Phone – Grátis

3. Word
wordUm outro app desenvolvido pela Microsoft que funciona maravilhosamente bem, tanto em Android quanto no iOS, é o editor de texto mais “famosão” do mercado, o Word.
Se você usa seu dispositivo móvel para digitar e formatar textos formais e profissionais, esse aplicativo é para você.
Sua principal vantagem é justamente ser o editor de texto mais popular, isso facilita a utilização por parte dos usuários que já conhecem sua interface e funcionalidades.
Sabe aquela situação desagradável de não conseguir abrir e editar aquele “documento.doc” enviado pelo seu chefe por e-mail? Pois é, essa é outra vantagem do Word Mobile, compensa muito tê-lo instalado nem que seja apenas para essa finalidade.
Disponível para Android, iOS e Windows Phone – Grátis

4. Documentos Google
googledocsDocumentos Google, como próprio nome já revela é o editor de texto do Google. Uma excelente alternativa frente ao Word. Aplicativo leve, navegação agradável e intuitivo como a maioria dos aplicativos Google.
Possui bons recursos como corretor de texto, compatibilidade com os arquivos gerados com o Word, compartilhar e tornar o arquivo colaborativo, dentre outras.
Todos os textos criados e salvos automaticamente no Google Drive, serviço de armazenamento de arquivos na nuvem do Google.
Disponível para Android, iOS e Windows Phone – Grátis

5. Numbers
numbersSe você ainda acha que é impossível criar uma documento planilha com fórmulas, gráficos e layout profissional diretamente do seu smartphone, você precisa conhecer e instalar o app Numbers da Apple.
Sem exageros, o Number é uma ferramenta poderosa para criar planilhas. Podemos destacar duas grandes vantagens:  O banco de modelos/templates pré-formatados disponibilizado por categorias e também a facilidade de criar gráficos totalmente personalizáveis.
O aplicativo permite que você adicione também imagens, formas e ilustrações ao seu documento, e para que você não se sinta perdido durante sua primeira utilização, basta ativa o recurso Dicas, assim aparece um tooltip em cima de cada funcionalidade com a explicação quanto a sua utilização.
O Numbers lê e salva seus documentos no iCloud, serviço de armazenamento de dados na nuvem da Apple.
Disponível apenas para iOS – Grátis

6. Dropbox
dropboxDropbox é o aplicativo mais popular de armazenamento de dados na nuvem. E já que estamos falando em mobilidade, é interessante que você tenha acesso a seus arquivos de qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo.
Com o Dropbox instalado em seu computador e também em seu smartphone, os mesmos arquivos que você gerou no PC podem ser acessados e utilizados a qualquer momento pelo seu smartphone. De quebra, o app faz automaticamente backup de suas preciosas informações.
O aplicativo é muito leve e funciona de forma transparente, ou seja, executa a sincronização dos arquivos locais com os na nuvem de forma automática e rápida.
Disponível para Android, iOS e Windows Phone – Grátis

7. Aviary
aviaryÉ claro que nesta lista não podia faltar uma dica de um bom editor de fotos para dispositivos mobile, e reconheço que essa não é uma missão muito fácil, pois hoje existem inúmeros aplicativos bons que fazem praticamente a mesma coisa. De qualquer forma, minha dica no momento é o app Aviary.
Com um layout clean e funcional, o aplicativo busca tornar prático a ação de editar imagens.
Podemos listar como principais recursos: Aperfeiçoamento automático, filtro de efeitos (estilo instagram) , adesivos, recortar e girar, ajustes técnicos manuais (luminosidade, contraste), adição de texto ou desenho, remoção de olhos vermelhos, clareamento de dentes e eliminação de imperfeições.
Disponível para Android, iOS – Grátis com compras dentro do aplicativo.

8. iMovie
imovieEditar um filme inteiro pelo smartphone não é uma tarefa muito fácil, pois além de um bom aplicativo, você também precisa ter um bom hardware com bastante memória de armazenamento.
A dica de app para edição de vídeo do momento é o iMovie da Apple, disparadamente o que torna essa missão mais simples possível.
Uma interface fácil e intuitiva, possui temas para facilitar a criação de legendas, aberturas e encerramentos. Também possui excelentes recursos como ajustes de luz, melhoramento da imagem e aplicação de efeitos.
O aplicativo exporta o filme em qualidade full HD e com um aparência muito próxima de um trabalho profissional.
Disponível apenas para iOS – Grátis

9. Vee for Vídeo
veeEste app também é um editor de vídeo fantástico e um dos mais completos da categoria. Possui diversos recursos como enquadrar, recortar, ajustar velocidade, adicionar filtros, efeitos e transições. E tudo através de uma interface simples e intuitiva.
O recurso de destaque é o sistema de estabilização de imagem, que utiliza os próprios sensores do smartphone para amenizar a oscilação da câmera e consequentemente os vídeos tremidos. E acredite, os resultados são impressionantes.
Vale lembrar que, como todos apps de vídeo, para que tenha um bom desempenho é necessário um smartphone robusto. Meus testes foram feitos com um iphone 5S e gostei do desempenho.
Disponível apenas para iOS – USD 4.99

10. WordPress
wordpressEsta última dica vai especialmente para os blogueiros ou editores de sites que utilizam a plataforma WordPress. Eis a solução definitiva para atualizar seu blog ou site de qualquer lugar utilizando seu smartphone ou tablet.
Este é o aplicativo oficial do WordPress. É simples, possui menos recurso do que a versão Web, mas o suficiente para publicar seu conteúdo quando estiver em trânsito.
Além de publicar, é possível aprovar comentários,  gerenciar algumas configurações do seu site e acompanhar as estatísticas de acesso.
Disponível para Android, iOS – Grátis

 

Espero que estas dicas tenham sido úteis.

Se gostou, não deixe de compartilhar  😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *